6 vantagens de loja virtual comparado a uma loja física

Se você tem uma marca e está estudando abrir uma loja virtual, saiba quais são as vantagens de uma loja virtual comparando com uma loja física.

Hoje em dia vemos as lojas virtuais crescerem e todas as marcas já se encontram na internet.

Mas, porque isso acontece? Bom, a tendência é que isso cresça cada vez mais, principalmente porque se verificarmos quanto custa fazer um site ou uma loja virtual, veremos que o investimento é muito menor quando comparado aos custos de abertura de uma loja fisica, além de muitos outros benefícios.

Portanto, para entender como uma loja virtual pode alavancar as suas vendas e te levar ao sucesso, continue lendo esse artigo.

 

Quais as vantagens e diferenças de uma loja virtual?

Muitas pessoas, na hora de lançarem os seus negócios, se perguntam se vale a pena abrir uma loja física, ou se o melhor é investir na loja virtual.

Sendo assim, antes de mais nada é importante entender a grande diferença entre os dois tipos de loja.

Pois, com certeza, todas têm as suas vantagens e desvantagens. Loja física todos conhecem, pois é a loja que vemos nas ruas e nos shoppings.

Mas, o que seria então uma loja virtual? É nada mais do que um site que tem como principal objetivo vender os seus produtos.

Ou seja, a loja virtual deve expor os produtos e serviços que você está vendendo e você precisa de boas dicas de md(marketing digital) para que ela seja um sucesso.

Além disso, deve ser possível pagar a compra e encomendar no próprio site diretamente, sem interferência de nenhum tipo de vendedor.

Então, não é a mesma coisa que um site para a sua empresa. Pois, um site institucional deve conter informações relevantes sobre seus serviços e sua história.

Por ter mais serviços, a loja virtual precisa de uma boa hospedagem. Por isso, clique aqui para conhecer um host que hospeda lojas virtuais

Portanto, uma loja virtual é diferente e deve ser vista como a vitrine da sua marca, sendo o local onde as pessoas vão para comprar seus produtos.

Exatamente por isso, deve ter um bom layout, não apenas com a sua cara, mas com uma ótima navegabilidade para que seja fácil encontrar os produtos desejados.

Dessa maneira, uma loja virtual deve conter diversas informações e opções, como:

  • Produto com imagem;
  • Descrição dos produtos e serviços;
  • Preços e opções de pagamento;
  • Forma de entrega;;
  • Cálculo de Frete;
  • Serviço de atendimento ao cliente;
  • E muito mais.

 

Principais vantagens de uma loja virtual

Um artigo postado pelo PagSeguro mostra que 2020 foi um ano histórico para as lojas virtuais, e melhor que isso 2021 será ainda melhor.

Para a sua loja virtual fazer sucesso, você precisa investir em uma boa hospedagem e em marketing digital para atrair público ao seu site.

Então, agora que você já sabe quais as vantagens de uma loja virtual, vamos falar quais são as vantagens em relação às lojas físicas.

1. Menor custo

Sem dúvidas essa é uma das principais vantagens de se abrir uma loja virtual ao invés de uma loja física.

Quando você abre uma loja física, você tem muitos custos, como aluguel e funcionários todos os dias.

Já em uma loja virtual, o custo acaba sendo muito menor, pois você precisa apenas comprar um domínio e pagar uma plataforma de hospedagem, e o resto, o site fará para você.

Sem contar que a manutenção de um site é mais barata do que problemas que podem acontecer em uma loja física.

Portanto, além de ter um menor custo de investimento e de manutenção, acaba tendo um maior lucro.

 

2. Você irá vender a qualquer momento do dia

Outra vantagem é que a loja virtual não tem horário de funcionamento, o seu site fica no ar 24 horas por dia.

Sendo assim, os clientes podem lhe encontrar a qualquer momento, sem precisar sair de casa e se preocuparem em horário para pegar a loja aberta.

 

3. Maior alcance

Sem dúvidas, a loja virtual tem um alcance maior do que a loja física. Afinal, todo mundo está na internet.

Quando você tem uma loja física, o seu público alvo é basicamente quem frequenta a região onde ela se encontra.

E isso não acontece quando você tem uma loja virtual, aumentando o número de possíveis clientes e a sua variedade, podendo crescer cada vez mais.

Inclusive, é a oportunidade de levar a sua marca para lugares que você achou que nunca fossem possíveis.

 

4. As pessoas estão preferindo comprar pela internet

Cada vez mais as pessoas estão optando pelas compras online ao invés de sair de casa para comprar.

Pois, é mais cômodo. Afinal, a pessoa pode fazer a compra a qualquer momento, de qualquer lugar.

E isso faz toda diferença na correria do dia a dia,já que não temos tempo de parar e ir em uma loja procurar o que desejamos. Na internet é tudo mais prático, rápido e cômodo.

 

5. Experiência do consumidor otimizada

Ao vender em umaloja virtual, você consegue algumas informações do cliente, podendo então oferecer um atendimento mais personalizado.

Portanto, você pode utilizar diversas ferramentas de marketing para conhecer melhor e atrair o seu público alvo, fazendo com que ele se sinta bem atendido.

 

6. Melhor gerenciamento do progresso

Uma loja virtual possui tudo registrado, as vendas, os acessos e muitas outras informações que podem lhe ajudar a melhorar o seu serviço.

Assim, você consegue acompanhar e analisar os seus resultados conforme as pessoas vão entrando e comprando na sua loja virtual.

Dessa maneira, você consegue ver o que está dando certo, o que não está, ou seja, onde você deve investir mais e onde é preciso melhorar.

E se você não gosta, não consegue se adaptar trabalhando de casa em sua loja virtual ou ainda sente a necessidade de ter um espaço físico dedicado para o seu negócio, os espaços de coworking são excelentes para esse propósito.

Nesses escritórios compartilhados você encontra salas e espaços com total infra estrutura, com salas de reunião onde pode receber fornecedores, salas de treinamento, estações de trabalho, área de convívio, café, recepção, tudo pensado para lhe proporcionar conforto e tranquilidade para você desenvolver seu ecommerce.

E para te ajudar, conheça ferramentas de produtividade para quem trabalha remotamente.

 

Conclusão

Então, agora você sabe quais as vantagens de uma loja virtual, comparando com uma loja física.

Com uma loja virtual, você consegue alcançar um público muito maior, pois todo mundo, hoje em dia, está na internet.

Além disso, os custos envolvendo umaloja virtual são muito menores do que o custo de se manter uma loja física funcionando.

Portanto, se esse artigo lhe ajudou a entender porque montar uma loja virtual pode ser vantajoso, compartilhe também com seus amigos.

Até o próximo artigo!